Exames

Ecocardiograma

Exame cardiológico que avalia, através de imagens ultra-sonográficas, a anatomia e função do coração. Determina o grau de contratilidade do ventrículo esquerdo (região nobre do coração) e avalia os aparelhos valvares e o pericárdio. É possível, ainda, realizar o mapeamento em cores dos fluxos sangüíneos intracavitários, mensurações das câmaras cardíacas e diagnosticar alterações da contração ventricular. Atualmente, pela ecocardiografia invasiva, podemos avaliar com alta precisão, áreas do coração pouco visíveis pela técnica transtorácica como a ecocardiografia transesofágica multiplanar e investigar com alta sensibilidade a presença de obstruções nas artérias coronárias, através da ecocardiografia sob estresse farmacológico. A ecocardiografia transesofágica é um excelente método no diagnóstico de endocardite infecciosa, tumores cardíacos, quantificação de lesões valvares e doenças da aorta.

Teste Ergométrico

Este exame submete o paciente a um esforço físico, podendo ser realizado em bicicleta ou esteira ergométrica. Utilizamos equipamentos de última geração que fornecem segurança e precisão diagnóstica. A finalidade primordial do teste é a detecção de isquemia miocárdica (doença nas artérias coronárias), feita pela comparação dos traçados eletrocardiográficos de repouso e durante o esforço físico. Sua utilidade pode ser mais abrangente, pois pela monitorização da pressão arterial e eletrocardiográfica podemos avaliar não somente a presença ou ausência de doença, mas precisar de forma não-invasiva sua gravidade e extensão. Ainda, de posse de alguns dados hemodinâmicos e metabólicos, o teste pode ajudar na prescrição de atividades físicas.

Eletrocardiograma

Exame simples e de fácil realização. Consta da análise dos eventos elétricos do coração, propiciando a avaliação de inúmeras afecções cardíacas.

Ecocardiograma Fetal

O que é o Ecocardiograma Fetal?
Trata-se de um ultra-som do coração do feto, realizado por um cardiologista pediátrico especializado neste exame.

Qual é a sua utilidade?
Através do Ecocardiograma podemos avaliar se o coração fetal está bem formado e se a sua função está adequada. Por ser um exame não invasivo e que é capaz de fornecer importantes informações sobre a saúde do feto, muitos obstetras têm incluído o Ecocardiograma entre os exames de rotina do acompanhamento pré-natal.

Qual a melhor época para realizá-lo?
O Ecocardiograma Fetal pode ser realizado através do abdome materno a partir de 18 semanas de gestação, sendo que a imagem de melhor qualidade é obtida ao redor de 28 semanas.

Holter 24 Horas Digital

Determina pela monitorização eletrocardiográfica contínua, a atividade elétrica do coração. Também conhecido como eletrocardiografia dinâmica, a monitorização em três canais simultâneos registra adequadamente a atividade elétrica do coração e possíveis distúrbios do ritmo cardíaco (arritmias) e os correlaciona com sintomas e às atividades físicas.

M.A.P.A.

Monitoriza a pressão arterial durante um período aproximado de 24 horas. Após a instalação de um pequeno aparelho digital, o paciente terá sua pressão arterial aferida durante um dia inteiro em intervalos pré-programados por computador, sendo possível assim avaliar todo o comportamento circadiano da pressão arterial.

Ultra – Sonografia Vascular

Entre as vantagens do método destaca-se o fato de ser não-invasivo, de poder ser feito à beira do leito e repetido várias vezes sem prejuízo ao paciente. Ele permite estudar a patência dos vasos quantificando lesões estenóticas analisando morfologicamente a parede vascular e caracterizando placas ateroscleróticas, dilatações, aneurismas vasculares e pseudo-aneurismas. Outra importância deste exame é que dá idéia de doenças não-vasculares que possam comprimir vasos sanguíneos como os tumores.